AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PME (PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO)

Postado por Sérgio Navarro em 26/08/2017 10:20:00

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PME /  PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Com o objetivo de acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação , detectar incoerências e reajustá-lo para os próximos anos aconteceu no dia 23 de agosto de 2017 , às 12 horas , a  Audiência Pública prevista na Lei Municipal Nº  649/2015 de 01 de junho de 2015 .  O plano tem validade de 10 anos.

A Comissão Representativa do Plano, presidida pela secretária municipal de educação ,  conduziu a audiência e apresentou as metas que já foram cumpridas e as que estão em andamento. Foram apresentadas 8 Notas Técnicas para as inconsistências encontradas pelas equipes de monitoramento do PME.

Ao serem submetidas à apreciação, o plenário aprovou unanimemente  todas sugestões de modificações e acréscimos ao PLANO..

Aproveitou-se  o momento e foram  anunciados 2 projetos para motivar a busca da excelência da educação no município.  O primeiro,   para que os professores se sintam estimulados a buscar  diferentes alternativas de aprendizagem mesmo na diversidade,  a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Rio Abaixo instituirá   o Prêmio EU FAÇO A DIFERENÇA., a partir de 2018. O segundo ousa  atrair e fomentar estratégias para que SANTO ANTÔNIO DO RIO ABAIXO, receba o título de CIDADE EDUCADORA.

Para se tornar CIDADE EDUCADORA,  deve-se  focar em cinco princípios básicos: trabalhar a escola como espaço comunitário; trabalhar a cidade como grande espaço educador; aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas; valorizar o aprendizado vivencial e priorizar a formação de valores.

Para o Prêmio serão buscadas parcerias para que todos professores que participarem com projetos que atendam aos requisitos sejam recompensados com uma viagem, um troféu e um certificado .  Além disso,  os três finalistas receberão também prêmio em dinheiro.

Estiveram presentes  além dos funcionários das três escolas do município, dos conselhos escolares, a inspetora escolar,  Marise Pontes Marques, da SRE Nova Era;  os vereadores Maria Perpétua Duarte Bittencourt, Solange Oliveira Andrade, Joaquim Andrade dos Reis, Francisco Rodrigues de Oliveira,Júlio Rufino de Sá e o presidente da Câmara Caio Eustáquio Catizani Quintão; as secretárias:  Maria Neide Dias de Sá ( Fazenda ), Aline Dias de Sá (Administração e Planejamento) , Elinéia Fernandes de Almeida (Desenvolvimento  Social);  o Sargento  da Polícia Militar ,Sr . Wágner Lopes de Oliveira .; a psicóloga Wanessa Pena Silva , representante do CRAS.