NOTA DE ESCLARECIMENTO!

Postado por Sérgio Navarro em 31/01/2018 16:25:00

Esclarecimeto:

O Secretario Municipal de Saúde juntamente com a Coordenadora da Atenção Básica, esclarece que, após uma queda de Energia na tarde do dia 11/01/2018, a Geladeira da Sala de Vacinas queimou o Termostato sofrendo um descongelamento total durante a noite. Ao chegarmos na Unidade de Saúde no dia seguinte e  conferirmos a temperatura da geladeira conforme rotina de trabalho da Sala de Vacinas, foi notado a perda total de todos os imunobiológicos  pelo descongelamento. Imediatamente foi comunicado a GRS (Gerência da Regional de Saúde do estado de MG), sediada no município de Itabira, que nos orientou quanto as medidas cabíveis como; manter as vacinas resfriadas, não descartar e nem utilizá-las, enquanto aguardávamos um parecer da SES ( Secretaria Estadual de Saúde) sobre a possibilidade de descartar ou não.
A GRS encaminhou para o nosso município, os documentos para serem preenchidos notificando a perda, no qual foram contabilizadas todas as doses de vacinas que haviam na geladeira. Preenchemos todos os documentos necessários e  encaminhamos a GRS, que posteriormente enviou a SES.
Enquanto aguardávamos o parecer da SES, foram tomadas as devidas providências conforme a orientação da GRS quanto a manutenção da geladeira. Mas, após executarmos duas vezes a manutenção, não obtivemos os resultados satisfatórios, que seria uma temperatura adequada para a conservação dos frascos de vacinas.

A prefeitura por sua vez,  executou uma compra de uma nova geladeira e a Secretaria Muncipal de Saúde,  solicitou os pedidos de novos lotes de Imunobiológicos (Vacinas) no sistema da SES.

Assim que a SES autorizou o descarte dos imunobiológicos que haviam sido perdidos, já buscamos  novos lotes de vacinas na GRS e os mesmos  já estão disponíveis na UBS (Unidade Básica de Saúde) em uma geladeira nova.