REGULAMENTO – CONCURSO FOTOGRÁFICO

Tema: “O patrimônio cultural, turístico e ambiental de Santo Antônio do Rio Abaixo”.

INTRODUÇÃO

O concurso fotográfico proposto pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Santo Antônio do Rio Abaixo, busca incentivar o olhar da população local para uma percepção artística do patrimônio cultural e turístico do município.

Vivemos em um tempo no qual a imagem e sua centralidade nos meios de comunicação são marcantes. A coexistência de diferentes formas de produzir a imagem fotográfica e de convertê-la em informação eletrônica, bem como a popularização de meios digitais transformam as relações e os olhares.

OBJETIVO

O objetivo do concurso fotográfico “O patrimônio cultural, turístico e ambiental de Santo Antônio do Rio Abaixo”, é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico voltado ao patrimônio cultural e turístico da cidade por meio da fotografia.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.

Assim, é importante a utilização de ferramentas para a formação de cidadãos que, mais que transitar pelas ruas e pontos turísticos da cidade, conheçam, apropriem e preservem esses lugares como parte de seu patrimônio cultural.

CRONOGRAMA
Ação Período
Inscrições/envio das fotografias através do site institucional http://www.santoantoniodorioabaixo.mg.gov.br 03 de agosto a 31 de agosto de 2020
Seleção das fotografias pelo Conselho Municipal do Turismo – COMTUR e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – COMPAC 01setembro a 07 de setembro de 2020
Votação das fotografias pela comunidade através do site institucional http://www.santoantoniodorioabaixo.mg.gov.br 11 de setembro a 16 de setembro de 2020
Resultado do concurso fotográfico 21 de setembro de 2020
 QUEM PODE PARTICIPAR

            O concurso fotográfico é aberto à população em geral residente e domiciliada em Santo Antônio do Rio Abaixo, sejam eles profissionais e amadores, com idade a partir de 12 anos de idade.

Não será permitida a participação de conselheiros do COMTUR e COMPAC.

Cada participante poderá participar com no máximo 02 (duas) fotografias.

 DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição será mediante o preenchimento do cadastro e envio das fotografias pelo site http//:www.santoantoniodorioabaixo.mg.gov.br.

  • Nome completo
  • Endereço do participante
  • Localização da(s) fotografia(s)
  • Telefone de contato
  • Data de nascimento, sendo menor incluir o nome dos pais e/ou responsável
  • Anexo: máximo de 02 (duas) fotografias)

Poderão ser fotografados patrimônios culturais e turísticos que envolvam: espaços públicos, espaços privados desde que autorizados, monumentos, pratos típicos, paisagens do município de Santo Antônio do Rio Abaixo, sem a presença de rosto de pessoas para evitar questões de direito de imagem.

DAS ESPECIFICAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS PARTICIPANTES

            As fotografias devem ser digitais.

Os/as autores/as das fotografias são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens, incluindo autorização de publicação.

As fotos poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato digital através do site institucional.

DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

Os concorrentes transmitirão à Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Rio Abaixo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente os direitos autorais sobre todas as criações que apresentem no âmbito do presente concurso o uso das mesmas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas em campanhas promocionais e institucionais considerados pertinentes para esta Prefeitura. (Artigo 13 da Lei nº 9.610 de 19/02/98).

A autorização do uso das imagens será concedida a título gratuito, sem limite de tempo e sem a incidência de quaisquer ônus, incluindo utilizar ou divulgar a fotografia selecionada pelo concurso em materiais publicitários, dentre eles: cartazes, banners, folders, websites ou homepages e eventos institucionais desta Prefeitura desde que esses usos não tenham finalidade comercial.

As fotografias inscritas não poderão constituir plágio.

DA SELEÇÃO

Na primeira fase a seleção das fotos será feita pelos conselheiros do COMTUR e COMPAC.

Dentre as fotografias devidamente inscritas neste concurso serão classificadas segundo os critérios abaixo:

Os membros de avaliação trabalharão com os seguintes critérios qualitativos:

  • Originalidade da fotografia – até 30 pontos
  • Coerência do argumento em relação ao tema e objetivo do concurso – até 40 pontos
  • Qualidade da imagem – até 15 pontos
  • Criatividade e linguagem fotográfica – até 15 pontos

Na segunda fase, a seleção das fotografias será realizada por votação, aberta à população, por meio do site institucional http://www.santoantoniodorioabaixo.mg.gov.br.

DISPOSIÇÕES FINAIS

O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento implicará desclassificação das fotografias inscritas e, consequentemente, do respectivo participante.

O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e na concordância com todos os itens deste regulamento.